quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sesap busca melhor resolutividade para Hospital Regional de João Câmara


O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido na manhã da última segunda-feira (24), na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios que compõem a 3ª Região de Saúde, com sede em João Câmara. O objetivo foi encontrar soluções para conseguir uma melhor resolutividade para o Hospital Regional de João Câmara.

A exemplo do que já foi feito com os hospitais regionais de São José de Mipibu e Canguaretama, a Sesap pretende otimizar o fluxo de atendimento do Hospital Regional de João Câmara, ficando a responsabilidade pela porta de entrada de urgência e emergência ambulatorial do Hospital sob gestão do município e os procedimentos de internamentos, partos e cirurgias eletivas, a cargo do Estado.

Para isto o Governo Estadual convocou através do Diário Oficial do Estado, na última quarta-feira (19), 10 médicos obstetras somente para o município de João Câmara, além de mais 158 profissionais para os outros hospitais e unidades de referência estaduais. “O parto de risco habitual vai voltar a ser feito em João Câmara. E o hospital estará inserido dentro da Rede Cegonha”, informou Luiz Roberto. O que se espera é que os municípios que compõem a 3ª Região de Saúde forneçam o suporte necessário, através da Programação Pactuada Integrada (PPI), para o município de João Câmara, para que os pacientes não precisem ser transferidos para Natal.

“O que nós queremos é dar ao estado a possibilidade de ofertar um serviço de melhor qualidade e resolutividade aos municípios. É a descentralização do serviço, para que os munícipes encontrem atendimento dentro da sua Região de Saúde e não precisem se deslocar, esse é o princípio do SUS. Buscamos uma solução que não trouxesse um impacto maior para os municípios, para não trazer mais pressão a quem já é tão pressionado”, disse o secretario estadual.
Assis Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário